sábado, 24 de março de 2012

Tema Transversal Orientação Sexual

A "orientação sexual” tema transversal dos PCNs/96, possibilita que a sexualidade seja discutida além de questões biológicas e de saúde. Propõem-se à discussão no contexto escolar sobre os mais diversos temas que remetem à sexualidade, possibilitando ao educando, questionar, sanar suas dúvidas, refletir e desenvolver sua capacidade de criticidade para que possa assumir seu corpo e sua sexualidade como algo natural, incentivando atitudes positivas, e minimizando a atuação de preconceitos, vergonha, bloqueios ou tabus.
O Professor pode colaborar como facilitador da conversa, prestando informações científicas, polemizando os temas apresentados e garantindo o respeito à diversidade de opiniões e valores, sem ditar normas ou condutas. Ele deve ficar atento às experiências dos alunos e às suas histórias de vida.
A diversidade de visões traz maior riqueza às discussões e o seu confronto favorece o exercício da autonomia e da responsabilidade do educando. Deve incluir nas discussões as dimensões biológicas, éticas, psicológicas, culturais, saúde reprodutiva, gravidez na adolescência, DST, relações de gênero, aborto, paternidade responsável, e outros.
Se a escola que se deseja deve ter uma visão integrada das experiências vividas pelos alunos, buscando desenvolver o prazer pelo conhecimento, é necessário que ela reconheça que desempenha um papel importante na educação para uma sexualidade ligada à vida, à saúde, ao prazer e ao bemestar, que integra as diversas dimensões do ser humano envolvidas nesse aspecto.
O tema transversal "Orientação Sexual" organiza os conteúdos em:
  1. • Corpo: matriz da sexualidade
  2. • Relações de gênero
  3. • Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS

TEXTO de APOIO
  1. Apresentação dos Temas Transversais do MEC
  2. Orientação Sexual Tema Transversal
  3. [PCN_Tema Transversal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário